MBA em Gestão de Propriedades – Real Estate

Objetivo

Proporcionar ao profissional ampla visão de mercado, desenvolver competências, habilitando-o para atuar na área de Real Estate e gestão de propriedades, aplicando conceitos inovadores, técnicas e fundamentos necessários para seu amadurecimento teórico e prático na profissão, tornando-o assim apto para realização da atividade.

Disciplinas

1 – ANÁLISE ECONÔMICA E FINANCEIRA DE ESPAÇOS CORPORATIVOS E FONTES DE RECURSOS

Aspectos relevantes da orçamentação. Montagem de budget para empreendimentos corporativos. Análise de gastos e alocação de verbas: desafios e lições aprendidas. Contratação de serviços de forma diferenciada.

2 – DIREITO IMOBILIÁRIO E CIVIL EM ESPAÇOS COORPORATIVOS

Introdução aos Contratos Imobiliários; Aspectos Jurídicos da Administração de Propriedades; Transações imobiliárias: compra, venda, locação, built to suit, permuta, comodato, doação, hospedagem, etc; Incorporações Imobiliárias, Condomínio Edilício, Direito de Vizinhança e Multipropriedade Imobiliária; Registros Públicos – Panorama e Controvérsias; Responsabilidade Civil e Relações de Consumo no Mercado Imobiliário.

3 – ESTRATÉGIAS SUSTENTÁVEIS IMPACTANDO NA GESTÃO DE PORTFÓLIO

O desenvolvimento de empreendimentos sustentáveis e com certificações ambientais está cada vez mais comum na indústria de Real Estate. Essa matéria irá fornecer ferramentas para avaliar de forma efetiva o que pode ser melhorado, gerenciar e reconhecer oportunidades de implementar estratégias sustentáveis nos empreendimentos, reduzindo assim custos operacionais e melhorando o nível de satisfação dos usuários.

4 – GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS, SUPRIMENTOS E NEGOCIAÇÃO

Avaliação do mercado de Soft Service e Hard Service, suas fases de implantação, contratação, tipos de contratos e gestão dos contatos. Modelo de contratação para serviços de áreas comuns e privadas (pay per use, demanda programada, SLA, Disponibilidade de equipamentos e gestão de concessões). Tecnologias voltadas para edificação que impactam na produtividade e evolução do nível dos serviços, negociação e regras básicas de segurança.

5 – GESTÃO DE ESPAÇOS COORPORATIVOS FLEXÍVEIS

Explorar, entender e elucidar a forte e rápida mudança do jeito de trabalhar, influenciado pela tecnologia e crise econômica, gerando um forte impacto no mercado de Real Estate, o que fortaleceu a tendência do coworking e trabalho remoto. Estudar esta mudança e reaprender a gerir e lidar com esta realidade do trabalho flexível, abordagem de conceitos, benefícios co-living e trabalho remoto.

6 – GESTÃO DE RISCO EM PROJETOS COORPORATIVOS

Definição de Riscos, Ameaças e Vulnerabilidade, categorias de Riscos e dimensões dos Riscos, técnicas para identificação de riscos, conceito de severidade de riscos, matriz de Probabilidade e Impacto, Lista de Riscos, Riscos Residuais, Desenvolvimento de estratégias de resposta aos riscos, Conceito de prevenção vs contingência , Monitoramento de riscos e conceito de Trigger. Abordar risco com foco em projetos, a importância da definição do escopo inicial e os principais riscos associados à má elaboração inicial do escopo, A importância da reunião de start-up em projetos, com o comprometimento da alta direção, Principais ferramentas de análise de viabilidade de projetos – Técnicas básicas de análise, A importância do acompanhamento dos riscos durante todas as fases do projeto, Gestão financeira dos riscos – como dimensionar as reservas (Valor Monetário Esperado), A importância das lições aprendidas no final do projeto e principais erros em projetos de Real Estate voltados para a Área de Facilities.

7 – GESTÃO ESTRATÉGICA DE WORKPLACE

A evolução das organizações, das formas de trabalhar e dos espaços de trabalho. Introdução à Gestão Estratégica de Workplace. Entendendo o que acontece hoje no espaço de trabalho. Projetando para o futuro: Novas formas de trabalhar e novos comportamentos, O trabalho e o espaço de trabalho ágil, Bemestar: O escritório e o cérebro. Noções de change management: ajudando as pessoas no processo de mudança de espaços e de comportamentos, Estudos de caso.

8 – LIDERANÇA E GESTÃO DA MUDANÇA

Observar as abordagens contemporâneas de liderança em um mundo em constante transformação, as Melhores Práticas em Projetos de Gestão de Mudança: fatores críticos de sucesso; as diferentes faces da resistência à mudança e como lidar com elas, competências par a Liderar Pessoas e Equipes e Gerenciar Mudanças, Gerentes e Líderes: eles são diferentes?, Como Salvar o Negócio em um caso de mudança estratégica, Impacto das atitudes do líder na motivação e comprometimento da equipe. Estudo de caso prático, Estilos de liderança e impacto nos resultados e Liderança Situacional: qual é o seu perfil?

9 – LOCALIZAÇÃO E SELEÇÃO DE SITES, GERENCIAMENTO DE PORTFOLIO E CICLO DE VIDA DAS PROPRIEDADES

O footprint Corporativo: Terrenos, Empreendimentos e Workplace, Tecnologia e Inovações, O espaço transgeracional: dos Millenials aos Baby Boomers, Onshoring, Near-Shoring e Offshoring. Seleção de Sites: Critérios e Processos, Matriz de Localização e Comparação Financeira de Opções / Business Cases, Gerenciamento de Portfolio em Real Estate, abordagem de Conceito e Princípios, Um Fator de Produção, A combinação entre Duração e o Uso de um espaço, Análise de Clusters, mais do que Ativos, Gerenciando a Duração por Cluster ou Segmento, A subscrição financeira, Processo e Função, Entendendo os Drivers do Negócio, Entendendo o estado existente do Portfolio, Identificando os Requisitos de tipologia, Volatilidade do Setor. O ciclo de vida da Propriedade.

10 – METODOLOGIA DA PESQUISA E MONOGRAFIA

Métodos de estudo: fichamento, resenha, organização do trabalho científico. Referências bibliográficas. Métodos e técnicas de pesquisa. Projeto de pesquisa. Monografia. Elementos metodológicos da monografia. Uniformização redacional. Disciplina desenvolvida na Secretaria Virtual.

11 – TÓPICOS ESPECIAIS (VISITAS TÉCNICAS E PALESTRAS COM ESPECIALISTAS DO MERCADO)

Visitas técnicas em edificações, conhecimento das certificações das instalações, ações de marketing e comunicação utilizadas e indicadores de RE apresentados pelo anfitrião da visita. Serão fomentadas Palestras de convidados que irão abordar temas atuais sobre o mercado de Real Estate.

AULAS 1 VEZ NA SEMANA :

Segunda a Sábado | Manhã: De 8h às 12h | Tarde: De 13h às 17h | Noite: De 18h30 às 22h30

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA INSCRIÇÃO:

Xerox autenticada do diploma ou Certidão de graduação
Xerox da identidade
Xerox do CPF
Comprovante de residência
1 foto 3×4 atual

* Na Falta temporária de alguns documentos, a inscrição poderá ser efetuada condicionalmente.
** Cursos MBA e Complementação Pedagógica somente para ex-alunos do AVM.

MANUAL DO ALUNO:
Manual do Aluno – Pós-Graduação Presencial e MBA

Gostou deste artigo?

Share on facebook
Compartilhar no Facebook
Share on twitter
Compartilhar no Twitter
Share on linkedin
Compartilhar no Linkdin
Share on pinterest
Compartilhar no Pinterest

Deixe um comentário

Newsletter

Preencha o formulário abaixo para se inscrever em nossas newsletters mensais!

Sou Edison Sanromã profissional da área de Facilities, já atuai como gestor de facilities em empresas como Shell, Vale e Rio 2016 e atualmente além do trabalho de consultoria, coordenador do MBA em Facilities aqui no Rio de Janeiro e sou responsável por cursos de extensão e palestras sobre o tema.