MBA em Gestão de Propriedades – Real Estate

Objetivo

Proporcionar ao profissional ampla visão de mercado, desenvolver competências, habilitando-o para atuar na área de Real Estate e gestão de propriedades, aplicando conceitos inovadores, técnicas e fundamentos necessários para seu amadurecimento teórico e prático na profissão, tornando-o assim apto para realização da atividade.

Disciplinas

1 – ANÁLISE ECONÔMICA E FINANCEIRA DE ESPAÇOS CORPORATIVOS E FONTES DE RECURSOS

Aspectos relevantes da orçamentação. Montagem de budget para empreendimentos corporativos. Análise de gastos e alocação de verbas: desafios e lições aprendidas. Contratação de serviços de forma diferenciada.

2 – DIREITO IMOBILIÁRIO E CIVIL EM ESPAÇOS COORPORATIVOS

Introdução aos Contratos Imobiliários; Aspectos Jurídicos da Administração de Propriedades; Transações imobiliárias: compra, venda, locação, built to suit, permuta, comodato, doação, hospedagem, etc; Incorporações Imobiliárias, Condomínio Edilício, Direito de Vizinhança e Multipropriedade Imobiliária; Registros Públicos – Panorama e Controvérsias; Responsabilidade Civil e Relações de Consumo no Mercado Imobiliário.

3 – ESTRATÉGIAS SUSTENTÁVEIS IMPACTANDO NA GESTÃO DE PORTFÓLIO

O desenvolvimento de empreendimentos sustentáveis e com certificações ambientais está cada vez mais comum na indústria de Real Estate. Essa matéria irá fornecer ferramentas para avaliar de forma efetiva o que pode ser melhorado, gerenciar e reconhecer oportunidades de implementar estratégias sustentáveis nos empreendimentos, reduzindo assim custos operacionais e melhorando o nível de satisfação dos usuários.

4 – GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS, SUPRIMENTOS E NEGOCIAÇÃO

Avaliação do mercado de Soft Service e Hard Service, suas fases de implantação, contratação, tipos de contratos e gestão dos contatos. Modelo de contratação para serviços de áreas comuns e privadas (pay per use, demanda programada, SLA, Disponibilidade de equipamentos e gestão de concessões). Tecnologias voltadas para edificação que impactam na produtividade e evolução do nível dos serviços, negociação e regras básicas de segurança.

5 – GESTÃO DE ESPAÇOS COORPORATIVOS FLEXÍVEIS

Explorar, entender e elucidar a forte e rápida mudança do jeito de trabalhar, influenciado pela tecnologia e crise econômica, gerando um forte impacto no mercado de Real Estate, o que fortaleceu a tendência do coworking e trabalho remoto. Estudar esta mudança e reaprender a gerir e lidar com esta realidade do trabalho flexível, abordagem de conceitos, benefícios co-living e trabalho remoto.

6 – GESTÃO DE RISCO EM PROJETOS COORPORATIVOS

Definição de Riscos, Ameaças e Vulnerabilidade, categorias de Riscos e dimensões dos Riscos, técnicas para identificação de riscos, conceito de severidade de riscos, matriz de Probabilidade e Impacto, Lista de Riscos, Riscos Residuais, Desenvolvimento de estratégias de resposta aos riscos, Conceito de prevenção vs contingência , Monitoramento de riscos e conceito de Trigger. Abordar risco com foco em projetos, a importância da definição do escopo inicial e os principais riscos associados à má elaboração inicial do escopo, A importância da reunião de start-up em projetos, com o comprometimento da alta direção, Principais ferramentas de análise de viabilidade de projetos – Técnicas básicas de análise, A importância do acompanhamento dos riscos durante todas as fases do projeto, Gestão financeira dos riscos – como dimensionar as reservas (Valor Monetário Esperado), A importância das lições aprendidas no final do projeto e principais erros em projetos de Real Estate voltados para a Área de Facilities.

7 – GESTÃO ESTRATÉGICA DE WORKPLACE

A evolução das organizações, das formas de trabalhar e dos espaços de trabalho. Introdução à Gestão Estratégica de Workplace. Entendendo o que acontece hoje no espaço de trabalho. Projetando para o futuro: Novas formas de trabalhar e novos comportamentos, O trabalho e o espaço de trabalho ágil, Bemestar: O escritório e o cérebro. Noções de change management: ajudando as pessoas no processo de mudança de espaços e de comportamentos, Estudos de caso.

8 – LIDERANÇA E GESTÃO DA MUDANÇA

Observar as abordagens contemporâneas de liderança em um mundo em constante transformação, as Melhores Práticas em Projetos de Gestão de Mudança: fatores críticos de sucesso; as diferentes faces da resistência à mudança e como lidar com elas, competências par a Liderar Pessoas e Equipes e Gerenciar Mudanças, Gerentes e Líderes: eles são diferentes?, Como Salvar o Negócio em um caso de mudança estratégica, Impacto das atitudes do líder na motivação e comprometimento da equipe. Estudo de caso prático, Estilos de liderança e impacto nos resultados e Liderança Situacional: qual é o seu perfil?

9 – LOCALIZAÇÃO E SELEÇÃO DE SITES, GERENCIAMENTO DE PORTFOLIO E CICLO DE VIDA DAS PROPRIEDADES

O footprint Corporativo: Terrenos, Empreendimentos e Workplace, Tecnologia e Inovações, O espaço transgeracional: dos Millenials aos Baby Boomers, Onshoring, Near-Shoring e Offshoring. Seleção de Sites: Critérios e Processos, Matriz de Localização e Comparação Financeira de Opções / Business Cases, Gerenciamento de Portfolio em Real Estate, abordagem de Conceito e Princípios, Um Fator de Produção, A combinação entre Duração e o Uso de um espaço, Análise de Clusters, mais do que Ativos, Gerenciando a Duração por Cluster ou Segmento, A subscrição financeira, Processo e Função, Entendendo os Drivers do Negócio, Entendendo o estado existente do Portfolio, Identificando os Requisitos de tipologia, Volatilidade do Setor. O ciclo de vida da Propriedade.

10 – METODOLOGIA DA PESQUISA E MONOGRAFIA

Métodos de estudo: fichamento, resenha, organização do trabalho científico. Referências bibliográficas. Métodos e técnicas de pesquisa. Projeto de pesquisa. Monografia. Elementos metodológicos da monografia. Uniformização redacional. Disciplina desenvolvida na Secretaria Virtual.

11 – TÓPICOS ESPECIAIS (VISITAS TÉCNICAS E PALESTRAS COM ESPECIALISTAS DO MERCADO)

Visitas técnicas em edificações, conhecimento das certificações das instalações, ações de marketing e comunicação utilizadas e indicadores de RE apresentados pelo anfitrião da visita. Serão fomentadas Palestras de convidados que irão abordar temas atuais sobre o mercado de Real Estate.

AULAS 1 VEZ NA SEMANA :

Segunda a Sábado | Manhã: De 8h às 12h | Tarde: De 13h às 17h | Noite: De 18h30 às 22h30

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA INSCRIÇÃO:

Xerox autenticada do diploma ou Certidão de graduação
Xerox da identidade
Xerox do CPF
Comprovante de residência
1 foto 3×4 atual

* Na Falta temporária de alguns documentos, a inscrição poderá ser efetuada condicionalmente.
** Cursos MBA e Complementação Pedagógica somente para ex-alunos do AVM.

MANUAL DO ALUNO:
Manual do Aluno – Pós-Graduação Presencial e MBA

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Sou Edison Sanromã profissional da área de Facilities, já atuai como gestor de facilities em empresas como Shell, Vale e Rio 2016 e atualmente além do trabalho de consultoria, coordenador do MBA em Facilities aqui no Rio de Janeiro e sou responsável por cursos de extensão e palestras sobre o tema.